O setor industrial do complexo sucroalcooleiro, exerce no Brasil, a liderança na produção de seus segmentos: cana-de-açúcar, açúcar e álcool.

Este setor é a área mais moderna da agroindústria, responsável pela produção do açúcar nas (usinas), do álcool nas (destilarias) entre outros derivados da cana.

Seu processo é composto por várias etapas até chegar no produto final, uma das etapas mais importantes é a filtração de fuligem que é realizada pelo filtro de esteira, conhecido também como filtro de fuligem.

A fuligem é gerada através da queima do bagaço da cana, o qual pós a queima é direcionado a caldeira e realizado a lavagem, também conhecida popularmente como ‘’lavagem de gases’’. Esta, que vem das próprias caldeiras, através de uma tubulação, é direcionada para a etapa de lavagem, com a função de eliminar essas cinzas, através da filtração do material, que tem a objetividade de fazer a alimentação na esteira, por bombas de pressão, além de realizar a distribuição consistente do produto a ser filtrado.

Essas funções, evitam paradas no processo, para limpeza do equipamento, contando assim mais especificamente com o uso de telas filtrantes.

Outro fato importante, é o uso industrial do resíduo que também pode contribuir com o meio ambiente, pois o material filtrado, volta como adubo e outros componentes para a cadeia produtiva.

Em meio a tantas alternativas, uma muito específica utilizada pelas usinas como citado anteriormente, é o uso de telas filtrantes no equipamento, indicadas para a filtração da fuligem.

A Big Telas, possui em sua linha de fabricação, produtos tecnicamente indicados para esse ramo, que nada mais é do que a separação sólido-líquido.

Conheça os produtos Big Telas indicados para filtração de fuligem:

 

 

Masterpol 704: Tela produzida com fios 0.70mm, com 4 fios de enchimento, garantindo total rendimento no processo.

 

 

 

Masterpol FFB: Tela produzida em tecido monofilamento, para uma filtração mais eficiente. O elemento possui um ótimo índice de retenção e vazão.

 

 

Aplicações:

– Desidratação da massa e seus componentes (areia, palhas, etc)

Benefícios:

– Alto índice na retenção de finos;

– Pouca utilização de água na lavagem da tela;

– Melhor extração da água na torta, deixando-a mais seca (mais leve);

– Fácil instalação e manuseio;

– Maior vida útil do produto no equipamento;

– Baixo consumo de energia;

– Qualidade operacional;

– Alinhamento estabilizado da tela;

 

Após a safra, o bagaço da cana, pode ser queimado para a cogeração de energia, onde é aplicado o uso das telas que filtram a fuligem.

Conheça mais produtos Big Telas em: https://youtu.be/a0JR2E2jEC0

Fonte: Artigo Repositório