Quando falamos em tratamento de efluentes, o equipamento mais comum de se encontrar é o filtro prensa, esse que se adéqua a diversos locais, desde uma estação compacta até grandes estações de alta tecnologia.

Porém, vale destacar que para o filtro prensa trabalhar de uma forma eficiente, é imprescindível que o tecido seja definido de acordo com o processo de cada estação.

O grande diferencial do Grupo Air Slaid, está no trabalho técnico realizado juntamente com o responsável da ETE/ETA, pois adequamos nossos tecidos ao processo do cliente, fazendo testes de laboratório e avaliando as possíveis melhorias dentro do cenário encontrado, proporcionando algumas vantagens:

  • Destaque automático da torta.
  • Fácil limpeza do tecido.
  • Torta seca e compacta.
  • Menor tempo de filtração.
  • Filtrado isento de sólidos.

Com o “know-how” dos nossos vendedores técnicos, eles conseguem indicar o tecido correto para cada processo, por exemplo: 


Um tecido de mono/monofilamento é excelente em destaque de torta e secagem dela, mas existem alguns casos, que não se podem deixar passar os sólidos, então o  seu uso não é recomendado.

 


Já um tecido de mono/multifilamento é muito bom em destaque, secagem da torta,e tem uma boa retenção de sólidos, porem requer cuidados com a limpeza para não haver saturação precoce.

 


Mas quando o assunto é retenção de sólidos, temos o multi/multifilamento que entra em cena, onde tem uma torta muito boa, porem a saturação dele é bem maior, então requer muitos cuidados com limpezas preventivas, para não prejudicar as filtrações por causa da saturação.

 

Como visto acima, não há como não adequar um tecido que trará um custo benéfico ao cliente, levando em consideração todo o trabalho em conjunto, equipamento em bom estado, um efluente bem tratado e um tecido de alta performance e qualidade.

Saturação: quando tecido está muito impregnado, ele dificulta a passagem do líquido, deixando a filtração lenta e a torta muito úmida, aconselhamos a lavagem química dos elementos filtrantes.

Em entrevista, um cliente que utiliza nosso tecido, se mostrou satisfeito com os resultados em sua estação de tratamento:

Qual a importância do tecido na estação de tratamento de efluente?

R: O tecido em conjunto com o filtro prensa serve para realizar prensagens e filtragens dos resíduos gerados no tratamento do efluente

Os tecidos Air Slaid fazem diferença na operação? Cite um diferencial.

R: Sim os tecidos Air Slaid fazem toda diferença pois filtram o material com excelência, ajudam o resíduo sólido a descolar mais rápido. Agilizando os processos de tratamento de efluentes

Em relação ao processo qual a maior dificuldade quando você tem um tecido que não é adequado ao processo? 

R: Quando o tecido não é adequado ao processo a solução não fica bem filtrada e fica grudenta dificultando o descarregamento do filtro, atrasando a realização de outras funções

A Air Slaid contribui para um bom trabalho na operação incluindo o trabalho vendedor técnico e nossos elementos filtrantes? 

R: A Air Slaid faz toda a diferença. São os melhores elementos filtrantes do mercado e o apoio do vendedor técnico é importante para nós clientes, pois qualquer problema fica fácil e rápido de ser solucionado

 A Air Slaid contribui para o desenvolvimento sustentável da sua empresa?

R: Sim com toda certeza, contribui com nosso desenvolvimento e a sustentabilidade do meio ambiente

A. J. L., responsável ETE