Pioneira em diversos segmentos de filtração industrial, a Air Slaid também se mostra muito eficaz no ramo alimentício, com uma ampla linha de produtos e alternativas para os processos.

Quando citamos a filtração industrial neste setor, suas opções variam de acordo com a escala e necessidades que o processo exija, que se compõem desde as mais simples até as mais complexas separações sólidas-liquidas.

O produto a ser filtrado ou o processo em si, pode requerer um trabalho de filtragem mais rápido ou até um mais longo, dependendo muito da suspensão a ser filtrada. Isso podemos exemplificar como suspensão líquida ou sólida, gasosa, com partículas grossas ou finas, fria ou aquecida, dependendo muito de cada caso.

Principais filtros utilizados nos processos:

Existem uma grande variedade de filtros utilizados nos ramos de alimentos e bebidas, que dependem muito do tipo do elemento a ser filtrado. Por isso, destacamos alguns fatores importantes no momento da seleção de um filtro que são:

  • Resistência específica do produto filtrante;
  • Quantidade de suspensão a ser filtrada;
  • Concentração de sólidos na suspensão;
  • Facilidade de descarga do resíduo formado no processo.

Após realizada a análise desses pontos, os filtros que mais são utilizados são:

FILTRO PRENSA

O filtro prensa, é um equipamento formado com uma série de placas que são apertadas firmemente umas nas outras. São revestidas com o elemento filtrante chamado lona, sobre cada lado da placa. Existem diversos modelos de filtro prensa, sejam eles de placas, verticais, horizontais.

É composto, por um conjunto de placas intercaladas que são acopladas a uma bomba. O efluente é bombeado com uma pressão positiva em um processo de entrada do equipamento, no qual fazem passagem pelas lonas filtrantes

O elemento filtrante está projetado para reter as partículas, formando o cake (torta) desta forma ele vai reter, os sólidos e o líquido terão passagem pelos canais de saída.

Existem duas classes de filtros-prensa de placas e quadros: que permitem lavar a torta, denominados filtros-prensa lavadores, e os não-lavadores. Como por exemplo do emprego de filtros prensa em indústrias alimentícias, se obtém o refino de óleos vegetais, e na produção de molho shoyu, na purificação do xarope para a produção de refrigerantes, indústria de sucos na separação do bagaço da polpa, filtração de gelatinas etc.

FILTRO ROTATIVO DE TAMBOR

Eles são basicamente constituídos por um tambor rotativo que gira com velocidade e fica com sua extremidade inferior imersa em um reservatório contendo uma mistura heterogênea a ser separada. O cilindro é perfurado, recoberto com um elemento filtrante e, através desses furos, faz-se vácuo, de modo que o líquido tende a ir para a parte interna do tambor. Dessa forma, o sólido vai ficando retido na parte externa do elemento filtrante e forma a torta, que é separada no final de uma revolução do cilindro, por meio de um raspador.

Um exemplo comum de uso de filtro rotativo a tambor na indústria alimentícia, é na produção de fécula de mandioca na qual a fécula refinada segue para o filtro visando a separação parcial da umidade e, posteriormente, sofre um processo de secagem final. A retirada da torta por sua vez representa totalidade e outras não, mas isso varia muito do caso.

TECIDO PARA TURBO FILTRO

O tecido para turbo filtro é utilizado na turbo filtração, um processo contínuo de separação de micro sólidos insolúveis. Aplica-se esse processo nos mercados sucroalcooleiro e cítrico. O tecido é utilizado na separação sólido líquido do caldo, podendo ser utilizado na filtração de:

SUCROALCOOLEIRO

-caldo misto

-caldo clarificado

-xarope

-méis

-caldo filtrado

-vinhaça

CÍTRICO

-suco primário

-pulp wash

-core wash

-emulsão para óleos essenciais

-press liquor

 

Solicite um orçamento de nossos produtos:

https://www.grupoairslaid.com.br/produtos/produtos-air-slaid/

falecom@grupoairslaid.com.br

+55 (19) 3469.4411

+55 (19) 9 8364.0027

 

 

Fonte: Docplayer