O mercado do cimento no Brasil é atualmente composto por 24 grupos cimenteiros, nacionais e estrangeiros, com 100 plantas produzindo, espalhadas por todas as regiões brasileiras. A capacidade instalada calculada do país já ultrapassa os 100 milhões de toneladas por ano.

A Air Slaid é uma das primeiras e a principal fabricante de lonas para transporte fluidizado no Brasil.

Décadas de experiencia, aliados a tecnologia de tecelagem nos permitem manter a uniformidade na espessura e vazão metro a metro.

Nosso sistema de qualidade Iso 9001: 2015 garante que nossos tecidos cumpram com as especificações exigidas.

O uso de fios de alta qualidade e nossa tecnologia de tecelagem especial minimizam abrasão, com impacto direto na vida útil do tecido.

Podemos fornecer este tecido na largura máxima de 1340 mm sem emenda, porém caso seja necessário, podemos fornecer em maiores larguras com emenda especial.

Com exclusivo desenho e acabamento personalizados, a lona Air Slide proporciona excelente fluidização do cimento, minimizando o atrito e diminuindo a incidência de troca de lonas por abrasão, evitado formação de canal preferencial no leito fluidizado.

Muito conhecida como lona air slide e em algumas regiões como pano de regueira, trata-se de um tecido 100% poliéster (PES), com boa fluidez.

Seu uso especificamente, não se define para filtração industrial, e sim para transporte pneumático nas indústrias de cimento, por exemplo.

O produto proporciona uma excelente passagem do ar, realizando o transporte de produtos pulverizados.

O mais utilizado no caso, é o cimento, mas entre outros exemplos, podemos citar: farinha, talco, alumina, bauxita, entre outros.

A lona air slide possui fabricação própria no parque fabril da Air Slaid e é confeccionada nas espessuras de: 5, 6 e 8 mm.

 

O funcionamento

O produto é aplicado sobre a calha fluidizadora, ou calha de transporte pneumático, seja ela como for conhecida, e em seguida, é realizado o uso de duas câmaras, sendo uma superior e outra inferior. A superior é por onde utiliza-se o material a ser transportado, e a inferior por onde o ar de transporte é depositado, sejam por ventiladores centrífugos ou sopradores de baixa pressão. Logo em seguida, as câmaras são separadas pelo material em poliéster.

A câmara superior e a inferior, são separadas pela lona air slide.

O ar em baixa pressão (mínimo 500mmCA), é inserido na parte inferior, permeando através dos poros extremamente finos, e uniformes do tecido para a parte superior.

O ângulo da calha que geralmente é inclinado, mais o ar de baixa pressão atuando como um lubrificante, reduzem o atrito, dessa forma aproveitando o efeito de gravidade para mover o material no sentido dessa inclinação, até o final para descarregamento.

 

Características Gerais e benefícios do produto:

• Uso de ar de baixa pressão;
• Não contem partes móveis;
• Manutenção reduzida;
• Instalações simples;
• Transporta materiais finos e secos;
• Operação simples e silenciosa;
• Construção hermética e livre de poeiras;
• Econômico e tem baixo consumo de energia.

A lona Air Slide, é encontrada no Grupo Air Slaid, conhecida por sua facilidade no uso e inúmeros benefícios para o processo de aplicação em si, sendo eles:

  • Maior durabilidade + produtividade
  • Resistência à abrasão
  • Projetos personalizados
  • Desenho e acabamentos exclusivos
  • Fabricação própria
  • Excelente performance na utilização em carretas de silo de armazenagem e vagão tanque de cimento

 

Solicite seu orçamento aqui

 

Fontes: Artigo Linkedin Fabio Ceolin – Diretor técnico COMPGRAPH / GRUPO AIR SLAID

Imagem: Fabio Ceolin