Moagem de cana no Centro- Sul deve avançar 6% em 2022/23, para 565,3 mi t, projeta StoneX

demo-attachment-78-page-map

Perspectivas da consultoria também incluem aumento da produção no Norte-Nordeste

Em sua primeira estimativa para a temporada 2022/23 de cana-de-açúcar, a StoneX projeta uma moagem de 565,3 milhões de toneladas no Centro-Sul, podendo representar aumento anual de 6,1% ante a temporada atual, calculada em 533,1 milhões de toneladas.

A expectativa envolve um quadro climático relativamente favorável, diante da probabilidade de chuvas mais frequentes. Entretanto, o Açúcar Total Recuperável (ATR) médio das lavouras deve apresentar um ligeiro recuo, na ordem de 2,6%, frente ao estimado para a temporada 2021/22, indo para 141 quilogramas por tonelada.

Apesar das adversidades climáticas enfrentadas pelo cinturão canavieiro na safra atual, o rendimento médio dos canaviais em 2022/23 tende a se elevar – ainda que a concretização dessa perspectiva esteja vinculada à recuperação da umidade entre outubro deste ano e março do ano que vem.

Segundo relatório assinado pelas analistas de inteligência de mercado da StoneX – Marina Malzoni, Rafaela Souza e Natalia Silva –, os modelos climáticos apontam para precipitações mais próximas da normalidade nos próximos meses, o que tende a corroborar alta de 5% no rendimento médio dos canaviais da região, para 72,5 toneladas por hectare no próximo ciclo.

Mesmo assim, elas ponderaram que a probabilidade de incidência de La Niña pode prejudicar a regularidade do regime de chuvas, colocando-se como ponto de atenção para o potencial produtivo das lavouras. “Nossa expectativa é de que a produtividade dos canaviais ainda se situe 2,5% abaixo da média das cinco temporadas anteriores”, avaliam as analistas.

Além da expectativa de maior rendimento dos canaviais, a área plantada com a cultura também deve ter incremento em 2022/23. Segundo a consultoria, embora a concorrência com grãos se mantenha significativa, dado avanço da rentabilidade do cultivo de soja e milho, a conjuntura para o setor sucroenergético se mostra favorável para a ampliação dos investimentos na produção. Por isso, a expectativa é que a área canavieira alcance 7,8 milhões de hectares, crescimento anual de 1%.

No mix produtivo, por sua vez, o protagonismo do açúcar permanece evidente segundo o relatório, mas o etanol deve alcançado preços recordes, o que pode levar a um maior direcionamento de cana para a destilação na próxima temporada. A StoneX projeta um mix açucareiro de 45%, levando a produção de açúcar para 34,2 milhões de toneladas (+2,1%).

 

05

Já a produção de etanol de cana é esperada em 25,8 bilhões de litros, aumento anual de 4,4%. Em paralelo, a oferta do biocombustível a partir do milho também deve continuar crescendo, considerando a ampliação da capacidade de destilação, sendo estimada em 4 bilhões de litros em 2022/23 (+12,8%).

“Fica claro, portanto, que embora abaixo do observado em safras anteriores, a fabricação dos produtos da cana deve se recuperar frente a 2021/22. Na temporada corrente, que deve ter fim antecipado em outubro, o déficit hídrico, aliado a ocorrência de geadas e incêndios, pressionou de maneira significativa a produtividade dos canaviais”, destacam as analistas de inteligência de mercado do grupo.

 

Fonte: Jornal Novacana | Imagem Destaque: Canaoeste