Grande parte das indústrias brasileiras contam com o processo de filtração em um ou mais setores da empresa. O processo de filtração pode estar presente em várias áreas da indústria, seja na parte do processo de fabricação do produto, de insumos ou no tratamento de efluentes (resíduos industriais).

Mas afinal, o que é filtração?

Filtração, nada mais é do que o processo de separação de partículas. O sistema de filtração industrial utilizado, vai depender do estado das partículas, que podem estar líquidas, sólidas ou gasosas. A partir da análise do estado do material, é definido o sistema de filtração. Os sistemas mais convencionais são: O sólido líquido, quando o sólido (torta) é separado do líquido (fluído) e o sólido gás, quando partículas sólidas são retiradas do ar.

O grupo Air Slaid é especialista na fabricação de elementos filtrantes para o sistema de filtração sólido – líquido por isso vamos

Elemento filtrante

abordar mais detalhes sobre esse processo.

A filtração sólido – líquido é basicamente o processo de separar partículas sólidas de um fluído. Essas partículas sólidas podem

ser grossas ou finas, rígidas ou plásticas, redondas ou planas, separadas ou agrupadas, por isso, realizar essa separação não é uma ação tão simples quanto parece. Esse tipo de processo requer o uso de um filtro, equipamento industrial que realiza esse tipo de processo e também de um elemento filtrante, papel ou tecido filtrante, o principal responsável pela retenção do sólido e por gerar um filtrado de boa qualidade.

Existem vários tipos de equipamentos com mecanismos diferentes para realizar esse tipo de filtração, como, pressão ou vácuo, força centrífuga e gravidade. O equipamento mais encontrado nas indústrias é o filtro prensa, que estabelece a filtração por meio de pressão e auxílio do elemento filtrante. Esse tipo de sistema de filtração é encontrado em vários segmentos de mercado, sendo em sua maior parte nos segmentos mineiro, químico e alimentício.

Lona filtro prensa

Para contribuir para esse processo, o grupo Air Slaid, possui uma ampla linha com mais de 30 tipos de tecidos que atendem todas de necessidade de filtração do mercado, conta com equipe técnica especializada e oferece suporte e análise técnica a seus clientes. Afinal, além do equipamento, o elemento filtrante utilizado é o que vai influir diretamente na qualidade do filtrado.

Para definir qual é o melhor elemento filtrante, também é indicado fazer um teste de laboratório, teste realizado com um pequeno equipamento de pressão que mostra o resultado idêntico ao da filtração industrial, diferenciando-se apenas pela quantidade de material filtrado.

Contudo a filtração é um processo que requer muita atenção pois seu resultado, pode influenciar em 2 fatores muito importantes, primeiro a qualidade do produto produzido, e segundo no impacto ambiental, quando se trata de tratamento de efluentes. Por isso é importante que as indústrias estejam em dia com a manutenção dos equipamentos e acima de tudo, usem o elemento filtrante adequado ao processo.

Fonte: PDF – Aula 19 – filtração UNICAMP – Universidade de Campinas 31/05/2012.